Você sabe como dimensionar um grupo gerador? Entenda aqui
Para evitar qualquer acidente com quedas de energia, o grupo gerador é uma opção excelente para condomínios, empresas e residências. No entanto, antes de adquirir um, é preciso saber a capacidade energética e tamanho ideal para a sua necessidade. Por isso, nesse artigo vamos explicar para você como dimensionar um grupo gerador para que você escolha o modelo ideal. Continue lendo!
Como dimensionar um grupo gerador
Para identificar o modelo ideal, é necessário dimensionar a demanda energética que esse equipamento deverá suprir. A conta é simples, mas vale lembrar que é fundamental levantar a potência de todos os aparelhos que ficarão ligados no grupo gerador.
Comece somando o índice de consumo de energia em watts (W) de todos os eletro e eletrônicos conectados isolados ou simultaneamente.
Potência (W) = Tensão (Volts) x Corrente (Amper)
Nessa conta, pode-se também assumir que 1CV = 750W e 1000W = 1 KVA.
O que considerar na conta
Existem alguns detalhes que você deve observar na hora de dimensionar um gerador, e isso inclui não apenas características do produto em si mas também a sua necessidade.
O primeiro deles é compreender a finalidade para qual ele será destinado. Dependendo da quantidade de aparelhos e potência dos mesmos, poderá ser mais indicado um gerador grande ou menor.
Além disso, observe se o consumo será essencial ou emergencial para compreender se precisará de mais ou menos potência. Em condições emergenciais, dependendo do caso, é possível contar com um grupo gerador de menor porte. Já nos casos de utilização constante, a demanda é maior e, consequentemente, o grupo gerador também deverá ser mais robusto e potente.
Vale afirmar que o acionamento inicial de alguns motores como elevadores, portões de garagem e motor de bomba de combustível podem consumir até 4 vezes mais do que em seu funcionamento normal. Por isso, caso esteja pensando em como dimensionar um grupo gerador para esse tipo de demanda, leve isso em consideração no cálculo.
Por fim, para ter o máximo de segurança em seus aparelhos, sugerimos que você sempre estabeleça uma margem de 30% de sobra de potência a mais do que a necessária. Assim, você não tem prejuízos e ainda fica tranquilo sabendo que tudo irá funcionar normalmente.
Importância de dimensionar o grupo gerador
Muitas pessoas esquecem de pensar em como dimensionar um grupo gerador. No entanto, existem diversos riscos que podem prejudicar tanto o gerador como os aparelhos conectados. Alguns problemas que podem surgir, por exemplo, são:
- Superaquecimento do grupo gerador
- Alto consumo de óleo lubrificante
- Aumento da fumaça produzida
- Aparelho queimado por alta ou baixa voltagem
Por isso, sempre antes de adquirir um gerador ou grupo gerador, conte com o auxílio de um eletricista ou profissional com conhecimento técnico nesse tipo de equipamento.
O que achou do nosso artigo sobre como dimensionar um grupo gerador? Se gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e continue acompanhando nosso blog para conferir outras dicas. Se está em busca de um grupo gerador ou geradores de energia, a Inocom é o lugar certo! Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções.
Leia também
Qual gerador de energia mais econômico, de acordo com o combustívelEntenda como calcular o consumo de gerador a diesel
Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?