SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 94704-1185 | (11) 99104-7054
Orçamento por Whatsapp (11) 94704-1185
Blog
Canteiro de Obras: o que é, tipos e como mantê-lo organizado
26abr

Canteiro de Obras: o que é, tipos e como mantê-lo organizado

O canteiro de obras é uma área destinada à execução da obra, a implantação de instalações provisórias indispensáveis para a realização da construção e aos serviços de apoio. Além disso, neste local podemos armazenar os materiais que serão utilizados no projeto durante a construção.

Esse canteiro deve promover a melhoria do trabalho no setor da construção civil, garantindo um local de trabalho seguro e produtivo para os colaboradores.

Continue a leitura!

Tipos de canteiro de obras

Ao todos, existem três tipos de canteiros de obras, confira:

  1. Restrito: uso do terreno completo caracterizado pela falta de espaço e aproveitamento integral da área disponibilizada.
  2. Amplo: na construção ocupamos um espaço pequeno no terreno, com disponibilidade para acesso de veículos, área de armazenamento e até mesmo acomodação pessoal.
  3. Longo e Restrito: nesse caso, são restritos em apenas uma das dimensões com possibilidade de acesso em poucos pontos.

O que não pode faltar no canteiro de obras?

Todo canteiro de obras deve conter áreas operacionais e de vivência. Isto é fato. Portanto, é indispensável que contenha:

  • Almoxarifado e ferramentaria;
  • Pátio para veículos;
  • Área para estoque de materiais;
  • Laboratório de concreto e solo;
  • Portaria;
  • Sanitário e vestiário;
  • Refeitório;
  • Escritório de fiscalização;
  • Ambulatório médico e segurança no trabalho;
  • Escritório técnico e administrativo.

De acordo com a NR 18: “área do trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra.“.

Mesmo que não obrigatório, também devemos reforçar a importância de ter geradores de energia para construção civil em sua obra. Afinal, o trabalho nunca pode parar, não é mesmo?

4 dicas simples para manter seu canteiro de obras organizado

Sabemos dos desafios que existem ao administrar uma obra. Mas isso pode ser muito mais simples do que parece. A palavra-chave para manter tudo sempre em ordem e evitar grandes problemas é: organização. Confira:

1.Siga as exigências de segurança da NR 18 e NR 35

Nós citamos a NR 18, mas existem outras que precisam ser levadas em consideração. Por exemplo, a NR 35. Essa norma estabelece os critérios de segurança para trabalhos em altura, o que é muito comum em obras.

2.Exija o uso dos equipamentos de segurança

É de suma importância e responsabilidade garantir que seus funcionários utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs). O alto número de acidentes está relacionado à falta de proteção e uso destes equipamentos.

Portanto, exija que todos façam uso dos dispositivos de proteção no canteiro de obras.

3.Use e abuse das sinalizações

É extremamente importante que todos os maquinários e áreas perigosas sejam sinalizados para que os funcionários tenham conhecimento dos riscos que correm.

Portanto, faça uso de placas, barreiras, fitas zebradas e outros métodos de sinalização para garantir a integridade física e a segurança de todos.

4.Faça manutenções preventivas

De acordo com a NR 18, todo o canteiro de obras deve ser fiscalizado por meio de revisões preventivas nos equipamentos. Afinal, isso evita acidentes e garante a segurança no local de trabalho.

Geradores para construção civil!

No seu canteiro de obras não pode faltar energia. Por isso, os geradores para construção civil são projetados para segurar quedas de energia com acionamento imediato sem impactos nos sistemas e servidores. Além de possuir um sistema de monitoramento remoto que permite prever falhas nos componentes do grupo gerador em seu canteiro de obras.

Está esperando o que? Entre em contato conosco e não fique sem energia na sua obra.

Até o próximo artigo! 🙂

Leia também



Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?