Como a energia elétrica chega em nossas casas? Descubra
Você já se perguntou como a energia elétrica chega em nossas casas? Ela pode ser produzida de várias formas: usinas hidroelétricas, usinas termelétricas a gás natural ou carvão mineral, usinas de cogeração com bagaço de cana, usinas nucleares, usinas eólicas, usinas fotovoltaicas, entre outras.
Ou seja, a eletricidade gerada nesses locais viajam por longas distâncias, através de um sistema de transmissão, até chegar ao seu destino final. Quer entender melhor como isso tudo funciona e como a energia elétrica “viaja”? Continue a leitura!
Como a energia elétrica chega em nossas casas?
A resposta é simples: ao sair das usinas, a eletricidade é transportada pelo sistema de transmissão para chegar até a sua casa. Contudo, para evitar perda excessiva de energia, no começo do trajeto, um equipamento chamado de transformador eleva a tensão da corrente.
Depois de percorrer esse longo caminho, a energia elétrica chega em subestações onde transformadores reduzem o nível de tensão, para que possa ser iniciado o processo de distribuição.
Entretanto, apesar de mais baixa, a tensão ainda não é adequada para o consumo imediato e, por isso, antes de entrar nas casas, a energia elétrica ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Depois disso, ela vai para o seu relógio de luz, pois é ele que mede o consumo de energia de cada residência.
Veja a imagem abaixo:
Geração de energia
A produção de energia elétrica pode ocorrer de diversas formas, dentre elas:
- Usinas hidrelétricas;
- Eólicas;
- Termoelétricas;
- Usinas nucleares.
Vale ressaltar que no Brasil as hidrelétricas são as maiores geradoras de energia. Neste âmbito, podemos considerar as usinas de Tucuruí, Itaipu e Belo Monte como as grandes hidrelétricas.
Comumente, devido a grandiosidade das instalações, as hidrelétricas acabam se localizando longe de grandes centros urbanos, fazendo com que a energia tenha que percorrer um extenso caminho até as residências, comércios, hospitais, etc.
Transmissão de energia
Após a energia ser produzida, o caminho dela até nossas casas terá início. Durante o caminho, ela passa por transformadores que vão aumentar a tensão das correntes.
Esse processo é de suma importância, pois ele visa minimizar as perdas que a energia sofre durante este transporte. Além disso, garante que uma boa parte da energia se mantenha na rede, evitando que os famosos apagões ou blackouts venham a ocorrer.
Distribuição de energia
É comum que você encontre algumas subestações de energia espalhadas pelos postes da sua cidade. Isso porque a energia elétrica não é utilizada da forma que chega – com alta tensão devido aos transformadores.
Desta forma, a subestação faz com que haja uma diminuição na tensão da corrente, para então, de fato, começar o processo de distribuição.
Em cada rua é possível notar a presença de um gerador de baixa tensão, ele é responsável por reduzir ainda mais a tensão da corrente. Após esse processo a energia está pronta para ser utilizada e distribuída para todo o bairro.
Como economizar energia
Para finalizar o conteúdo, nada melhor do que aproveitar o ensejo e falar um pouco mais sobre uma outra questão bem importante: você sabe como economizar energia?
- Compre a lâmpada certa;
- Cuidado com o uso da máquina de lavar;
- Prefira produtos com Selo Procel;
- Evite deixar a geladeira perto do fogão;
- Desconecte os equipamentos;
- Evite o horário de pico.
Para saber mais, veja nosso artigo sobre como economizar energia!
Gostou do nosso artigo? Fique atento nas nossas postagens e não perca nenhum conteúdo! Quer saber mais sobre os produtos Inocom Geradores? Fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para atendê-lo.
Até o próximo conteúdo!
Leia também
Aluguel de gerador de energia: onde encontrar o ideal?Jardinagem e Paisagismo – O jardim perfeito com os geradores de energia
Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?